Bem vindo(a) ao CENAPRO - Centro de Ensino e Aperfeiçoamento Profissional
 
 
 
 
 
  
NOTÍCIAS

06/07/2018
Saúde - Informação
Adultos mais velhos têm níveis baixos de vitamina B12 e folato
Estudo publicado na revista “British Journal of Nutrition”
Um estudo detetou que uma proporção significativa de adultos com idade mais avançada na Irlanda apresenta níveis insuficientes de vitamina B12 e folato (a vitamina natural associada ao suplemento ácido fólico).
 
O estudo conhecido como The Irish Longitudinal Study on Ageing (TILDA, nas suas iniciais em inglês) foi conduzido por investigadores do Trinity College Dublin, na Irlanda, sobre 5.290 indivíduos com mais de 50 anos de idade.
 
Tanto a vitamina B12 como o folato são essenciais para a função nervosa, para a saúde cerebral e produção de glóbulos vermelhos e ADN. A falta destas vitaminas conduz a uma saúde debilitada a longo-prazo, especialmente nos idosos.
 
Como resultados do estudo, os investigadores apuraram que um em cada oito adultos com mais de 50 anos apresentava índices insuficientes de vitamina B12, e que um em cada sete tinham níveis baixos ou insuficientes de folato.
 
A prevalência de folato baixo ou insuficientes aumentava com a idade, subindo de 14% nos indivíduos com 50 a 60 anos de idade, para 23% nas pessoas com mais de 80 anos de idade. Os níveis baixos de folato eram também mais prevalentes nos fumadores, pessoas obesas e nas que viviam sozinhas.
 
A vitamina B12 insuficiente ou reduzida era mais comum em fumadores (14%), pessoas que viviam sozinhas (14,3%) ou as que vinham de contextos socioeconómicos mais desfavorecidos (13%). 
 
Foi ainda verificado que o uso de suplementos de vitamina B12 e de ácido fólico era baixo, com taxas mais elevadas nas mulheres do que nos homens, mas, em geral menos de 4% tomavam suplementos de uma ou outra vitamina.
 
Eamon Laird que liderou o estudo concluiu, que os resultados poderão ser úteis para as diretrizes de saúde pública, particularmente no que concerne a obrigatoriedade de fortificar alimentos, como cereais de pequeno-almoço por exemplo, com vitamina B12 e folato. 
 
Neste contexto, o autor citou os EUA, onde a fortificação é obrigatória e os índices de baixo folato são de 1,2% nos mais velhos, em comparação com os 15% da Irlanda. 
ALERT Life Sciences Computing, S.A.

« Voltar
  
 
Desenvolvido por:
Centro de Ensino e Aperfeiçoamento Profissional - CENAPRO
CNPJ: 020.149.945/0001-87 - BELÉM/PA
Fone: (91) 3259-0673
Claro / Whatsapp: (91) 98551-9146
Oi
: (91) 98713-3206
Sistema Antistress: